O caminho mais fácil para mudar o seu estado mental e as suas emoções, é mudar a sua fisiologia, mudar a sua postura.

De acordo com a PNL, mente e corpo estão ligados e formam um sistema único. Os seus estados mentais e as suas emoções afectam a sua fisiologia (postura) e a sua fisiologia afecta o seu estado mental e a forma como se sente(sua mente).

Provavelmente já ouviu dizer que a força da mente pode ajudar a ultrapassar limites do corpo. O que quero partilhar, é que o contrário também é verdade, e que o corpo pode ajudar a ultrapassar os limites da mente.
Sendo assim quando pensa em alguma experiência lembrada, esta memória altera toda a sua fisiologia, e pode observar essas mudanças.

Quando se lembra de um momento divertido, notará imediatamente uma expressão alegre no seu rosto. Pode observar movimentos corporais, mudanças de postura e de emoções, correspondentes ao teor do seu processo mental, a cada momento. Em outras palavras, a postura e os movimentos que faz com o corpo, mudam sempre que muda um pensamento, e sempre que há uma mudança no seu estado emocional.
Por exemplo, ao mudar de um estado descontraído para um estado irritado, terá obrigatoriamente que alterar a sua postura e a sua expressão facial.

Os pensamentos afectam instantaneamente a sua tensão muscular, respiração, sensações, emoções e vice-versa. Quando aprender a mudar um deles, aprende a alterar o outro.

Se começar a ficar cansada(o), há certos ajustes específicos que deve fazer em sua postura para continuar a comunicar isso para o seu cérebro. Terá que deixar cair os ombros, relaxar a maioria dos principais grupos musculares, adoptar uma postura mais irregular e assimétrica, encostar-se, olhar para baixo, e assim por diante. Pode ficar cansada(o) simplesmente pela mudança das suas representações mentais, fazendo com que a sua mente dê ao seu sistema nervoso a mensagem de que está cansada(o). Se ao invés, quiser mudar a sua postura para a forma de quando está cheia(o) de energia, isto mudará os seus processos mentais e os seus sentimentos.

A fisiologia (postura) é um dos mais importantes instrumentos para a mudança de estado emocional e a produção de resultados dinâmicos e instantâneos. A fisiologia e as representações mentais estão totalmente ligadas, se mudar uma, instantaneamente muda a outra.
Pode mudar um estado depressivo, apenas alterando a fisiologia. Se uma pessoa se mantém direita, joga os ombros para trás, respira profundamente, ergue a cabeça, olha para a frente e ligeiramente para cima, coloca um sorriso no rosto, está a colocar-se em uma postura com muitos mais recursos e não conseguirá ficar deprimida por muito mais tempo.

Experimente agora a colocar a sua fisiologia tal como indicado em cima, mantenha todos os ajustes indicados inclusive o sorriso no rosto, e experimente ficar deprimido ou triste… Não dá! É impossível, porque o seu corpo está a enviar outro tipo de informação para o cérebro. Para se sentir realmente triste, o seu corpo tem que estar com uma postura triste.

Agora pergunto: Que tipo de mensagem a sua postura está a enviar ao seu cérebro?
Responda: Que postura combina mais com o tipo de pessoa que quer ser?
Que postura favorece o estado emocional em que prefere estar a maior parte do tempo?

Observe a postura das pessoas de sucesso e a postura das pessoas inseguras, das pessoas optimistas e das pessoas pessimistas, das alegres e das deprimidas.
Assuma o controlo do seu corpo e mude a sua mente, mude os seus resultados. Este é o caminho mais rápido e depende só de si!
Não precisa de inventar desculpas para estar feliz, simplesmente sorria e mude a forma como se sente.

Qual será a sua postura em 2011???
Acima sou eu a fechar o ano de 2010, e pretendo usar esta mesma postura, várias vezes em 2011!

Muito sucesso,
Cris