Vencer as próprias barreiras e limitações

A auto hipnose nada mais é que uma técnica de hipnose aplicada pela pessoa que deseja hipnotizar a si mesma. É uma capacidade extremamente útil para a promoção da saúde e do bem-estar, sendo especialmente valiosa na gestão da dor, gestão do stress, ansiedade, insónias, autoestima, concentração, estudos e preparação para testes. Também pode ser utilizada apenas para atingir estado de relaxamento profundo, dormir melhor e aumentar assim a qualidade de vida. Trata-se de um exercício muito simples de concentração e relaxamento, todo feito em silêncio podendo ser praticado em qualquer local.(em casa, no trabalho, no autocarro, no meio da natureza, e vários outros lugares).

 

A diferença entre Hipnose e a Auto Hipnose

A auto hipnose é uma antiga técnica usada para penetrar os níveis mais profundos da mente.
No estado de transe hipnótico, a mente se torna especialmente aberta e livre de preconceitos ou bloqueios que podem estar a impedir a mudança ou novas experiências.
O uso da hipnose para fins terapêuticos é muito antigo e tem se reforçado ainda mais nos dias de hoje com o avanço das técnicas para praticá-la e com os estudos que provam a sua eficácia. Mas toda hipnose é na verdade auto hipnose.
O mito de que a pessoa hipnotizada perde a consciência e fica à mercê do hipnotizador é um engano comum.
Na verdade, a hipnose depende totalmente da aceitação voluntária das sugestões do hipnotizador por parte do hipnotizado. Desta forma é possível a uma pessoa aprender a praticar a hipnose por sua própria conta.
Durante uma sessão com hipnose, os pensamentos do paciente e as sugestões para a nova programação mental são conduzidos pelo hipnoterapeuta, na auto hipnose não há um guia para conduzir o paciente. Quem quer praticar a auto hipnose, deve aprender como preparar previamente um roteiro de pensamentos e sugestões para conduzir a sua própria sessão.

 

As vantagens da Auto Hipnose e alguns exemplos de casos onde se aplica

A Auto Hipnose é extremamente útil para a promoção da saúde e do bem-estar, sendo especialmente valiosa na gestão da dor (como por exemplo em dores crónicas, enxaquecas, cancro, pós cirurgia, durante o parto, dores musculares, artrites e artroses, etc.), gestão do stress, ansiedade, insónias, autoestima, concentração, estudos, preparação para testes e preparação desportiva. Também pode ser utilizada apenas para atingir um agradável estado de relaxamento profundo, dormir melhor e aumentar assim a qualidade de vida.

 

Como aprender a fazer a Auto Hipnose

A melhor maneira de aprender a entrar em transe hipnótico é receber preparação e formação dada por um hipnoterapeuta. Normalmente, ensinar auto-hipnose é uma das etapas de todo tratamento com hipnose, dotando o paciente de um recurso valioso na busca de seu próprio desenvolvimento pessoal. Uma vez adquirida esta capacidade, um maravilhoso campo para o aperfeiçoamento pessoal e autocontrole se abre. Poder ter acesso aos níveis mais profundos da sua mente e orientá-la no sentido dos seus objetivos é liberar todo o seu potencial de realização intelectual, física e emocional.
Para praticar a auto-hipnose, no entanto, é necessário seguir um roteiro e ter disciplina.
São cinco os passos para desenvolver uma poderosa auto-hipnose e fazer com que sua mente mais profunda evolua no sentido desejado.
Os passos são: preparação, relaxamento, aprofundamento do transe, utilização das sugestões e finalização.

 

Poderá aprender a fazer auto hipnose de duas maneiras:

  • Participando de um dos nossos cursos de Hipnose (ver agenda)
    ou
  • Em 3 sessões particulares com 50minutos de duração cada uma. (as sessões podem ser presenciais em Paço de Arcos ou por skype)