O QUE É A ALIMENTAÇÃO CRUDÍVORA?

Crudivorismo, também conhecido como alimentação viva, ou em inglês “Raw Food”, dá prioridade ao consumo de alimentos vegetais crus. É uma dieta que considera a vitalidade existente nestes alimentos como uma fonte essencial, ainda mais importante do que as proteínas ou os carboidratos.

Faz parte de uma alimentação crudívora, o consumo de frutas, legumes, verduras, frutos secos, algas, sementes e alguns grãos germinados. Estes alimentos por estarem recheados de enzimas vivas, oferecem menos trabalho digestivo e, portanto, mais economia energética.

Esta alimentação é altamente desintoxicante. É rica em fibras, clorofila, vitaminas, enzimas ativas e diversos fitonutrientes. Ajuda a atingir o peso ideal, é revitalizante e alcalinizante.

Na alimentação Crudívora consumimos os alimentos da forma mais natural possível. Nada pode ser assado, cozido, frito ou aquecido acima dos 46ºC, e deve ser de origem vegetal.

PORQUÊ COMER ALIMENTOS CRUS?

Um alimento cru mantém toda a sua informação nutricional.

Quando o alimento é cozido acima de 46 graus por três minutos ou mais, um processo aparentemente inofensivo, as enzimas vitais são destruídas, as proteínas coagulam (tornando-se difíceis de serem  assimiladas) e as vitaminas na maior parte são destruídas. O que resta deste processo, acaba por mudar a sua forma e são difíceis de utilizar pelo corpo. Os resíduos, são modificados em componentes mais tóxicos, o oxigénio valioso é perdido e os radicais livres são produzidos.

O alimento cozido esgota o potencial de enzimas do nosso corpo e drena a energia que o organismo precisa para  se manter saudável e em bom funcionamento, o que por sua vez, pode resultar num envelhecimento mais acelerado encurtando a expectativa de vida.

O alimento cru tecnicamente contém energia vital, o melhor equilíbrio de água, nutrientes e fibras para satisfazer todas as  necessidades do nosso corpo. Estes alimentos são digeridos mais facilmente precisando apenas de 24 a 36 horas de trânsito através do sistema digestivo, enquanto que os alimentos cozidos necessitam de 40 a 100 horas.

Os alimentos crus requerem muito menos energia no processo digestivo e não deixam a sensação de cansaço e sonolência após a refeição.

  • Uma pesquisa mostrou que 85% da população sofre de falta de energia. E não era de esperar outro resultado, uma vez que a nossa sociedade vive num ritmo super acelerado, com pessoas sempre super ocupadas correndo de um lado para o outro, que se alimentam de uma forma pouco saudável e bastante pobre em valor nutricional.
  • A luta diária contra os efeitos tóxicos de uma alimentação inadequada esgota desnecessariamente a força e a vitalidade do corpo, causando fraqueza, mal estar e propensão para doenças.
  • Fica totalmente fora do menu crudívoro qualquer tipo de carne ou peixe, laticínios, massas, farinhas, açúcar, refrigerantes, álcool e sal refinado.
  • Ao libertar o organismo de produtos industrializados, a alimentação saudável volta a poder ajudar no combate a doenças e reestabelecer a saúde.

O QUE PODE COMER NUMA DIETA DE ALIMENTOS CRUS?

Uma pessoa considerada Crudívora faz a maior parte da sua alimentação, pelo menos 70%, baseada em frutas e vegetais crus. Algumas pessoas chegam a ter uma alimentação 100% crudívora.

No crudivorismo, tal como na alimentação cozinhada, cada um vai fazer as suas escolhas dentro das possibilidades que existem. Existem pessoas que preferem comer basicamente frutas, e outras que comem poucas frutas e preferem mais verduras. Existe quem consuma frutos secos e outros que não comem grãos.

Vai realmente depender de cada um. O que é importante é encontrar o que funciona melhor para si, e não apenas por uma questão de paladar, mas também estar em contacto com o seu corpo e compreender o que o seu corpo precisa em cada momento.

Não se preocupe que não vai comer só alface e tomate! Dentro da cozinha crudívora também há uma infinidade de possibilidades, texturas e combinações que vão desde pratos super simples até criações bem gourmet, entre os quais, pães com sementes, lasanhas, cheesecake, pizza… várias sobremesas e snacks deliciosos!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA DIETA BASEADA EM ALIMENTOS CRUS?

Os benefícios são imensos. Os principais  são o aumento de energia , a perda de peso e uma melhoria da sua saúde em geral.

Pode contar com:

  • Mais energia;
  • Até 3 horas a menos de sono por dia;
  • Desintoxicação o organismo;
  • Perda de peso e alcance do peso ideal;
  • Pele mais bonita e cabelos mais brilhantes;
  • Clareza mental, foco e melhoria da memória;
  • Fortalecimento do sistema imunitário;
  • Prevenção ou até mesmo reversão de uma série de doenças;
  • Equilíbrio emocional;
  • Entre outros…

A nível espiritual, algumas pessoas podem sentir-se de alguma forma muito mais conectadas e mais alinhadas. Podem-se sentir mais conscientes do corpo físico, da sua verdadeira essência e da sua força interior.

Uma sensação de bem estar geral.

O facto de os benefícios não serem apenas a nível físico, é o que para mim torna esta alimentação tão interessante e é por isso que se torna um estilo de Vida.

Os resultados aparecem rapidamente, e em pouco dias você começa a sentir a diferença. Este estilo de vida tem um efeito acumulativo, quanto mais tempo mantiver o consumo de alimentos crus, melhor e melhor se irá sentir.

COMO INICIAR UMA DIETA CRUDÍVORA?

  • Primeiro, é preciso saber onde está neste momento, que tipo de alimentação faz e como está a sua saúde.
  • Se tiver problemas sérios de saúde talvez queira consultar o seu médico e um profissional qualificado antes de fazer uma mudança radical na sua alimentação.
  • Uma forma fácil de começar é por exemplo, preparando “smoothies” para o pequeno-almoço/café da manhã.
  • Outra boa ideia é substituir o lanche do meio da manhã e do meio da tarde por frutas ou por um snack crudívoro.
  • Além disso, você pode comer alimentos crus como seu primeiro prato (Entradas?), antes do almoço ou antes do jantar. Assim, muito provavelmente irá diminuir a quantidade de alimentos cozidos.

Algumas pessoas beneficiam muito de apoio nesta fase experimental, inicial ou de transição, e um processo de Coaching é altamente indicado.

Para começar com uma alimentação crudívora com toda a informação, motivação e disciplina necessárias, entre em contacto connosco. Eu e a minha equipa estamos prontos para ajudar.

Bem-estar é o seu estado natural!

Seja muito bem-vindo/a ao mundo da alimentação crudívora.